18 de maio de 2020

[Livro] The Vertigo Encyclopedia (2008)/ Alex Irvine



Tive a sorte de encontrar gratuitamente uma edição digital.

O livro, infelizmente nunca publicano no Brasil, dá visão abrangente de todos os maiores heróis, vilões e séries do selo Vertigo da DC Comics para leitores maduros.

Ele fornece perfis de personagens de Sandman, Fábulas, V de Vingança, etc. e mais de duzentos a mais, em uma obra de referência que traça a história da Vertigo abrangendo obras de arte impressionantes de alguns de seus maiores artistas.

Nessas horas que percebemos o quanto é complicado para o leitor tupiniquim acompanhar quadrinhos estrangeiros: há poucas obras de referência publicadas aqui e muitas vezes elas não se detém sobre as peculiares nacionais.

O mapa da mina: como sabido, a publicação de gibis americanos passou por várias editoras ao longo das décadas. Houve cortes, mutilações, adaptações. Tudo isso prejudicou bastante até agora que algum leitor possa acompanhar cronologicamente inúmeras publicações. Enciclopédias como essa, poderiam preencher lacunas e orientar o leitor sobre o que ele perdeu de uma maneira muito melhor que a Wikipedia ou sites especializados.

Enfim, uma obra interessante para os amantes do selo Vertigo.

Grande abraço!

_______________________________________________

3 comentários:

  1. Olá, Scant.

    "Nessas horas que percebemos o quanto é complicado para o leitor tupiniquim acompanhar quadrinhos estrangeiros"

    Especialmente ianques. Tudo que se refere a consumo americano é monstruoso para nós. Como dizia Veríssimo: é um país de monstros. Vc pede uma small coke e te dão um balde de pipoca para um cavalo. E isso, claro, também vale para o mercado editorial (mas o Veríssimo só olha a parte negativa). É MUITA coisa e a preço relativamente justo para os padrões de renda de lá. Aqui, mesmo com tanta triagem sobre triagem, mal temos grana para acompanhar o que queríamos. E, além disso: haja tempo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " mal temos grana para acompanhar o que queríamos. E, além disso: haja tempo." verdade

      gosto de livros como e foruns como do DS club que permitem ao fã, mesmo sem dinheiro, se encontrar no meio de toda essa bagunça.

      muita coisa que nunca chegará aqui oficialmente, achei nos scans e com menos erros que a Panini :)

      abs!

      Excluir
    2. Comigo se deu o mesmo. Tantos títulos... Miracleman, por exemplo. Li por conta de scans bem antes da Panini lançar tudo após o imbróglio jurídico.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...